Silvio Santos, O Camelô Que Se Tornou Bilionário

Silvio Santos, O Camelô Que Se Tornou Bilionário
Nascimento

Alguns apresentadores se tornam tão marcantes na TV que acabam sendo conhecidos por grande parte da população que acompanha programas de televisão. Um grande exemplo disso é Sílvio Santos, que se consagrou como um dos principais apresentadores de programa de TV brasileiros, assim como um dos mais ricos e influentes. Entretanto, sua trajetória nem sempre foi tão bem sucedida, contando com vários obstáculos ao longo do caminho, que o tornaram quem é hoje e permitiram seu sucesso até aqui. Ficou curioso para saber como foi esse percurso? Aqui está a história de Sílvio Santos, o camelô que se tornou bilionário.


Nascimento


Silvio Santos nasceu em 1920, no dia 12 de dezembro, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Seus pais eram imigrantes judeus: sua mãe é Rebecca, nascida em uma cidade onde hoje é Turquia, e seu pai é Alberto, nascido em uma região pertencente à Grécia. Ambos eram súditos do Antigo Império Otomano.


Nascimento

Silvio possui outros cinco irmãos: Beatriz (a mais velha), Perla, Sara (Sarita), Leon (Léo) e Henrique. Seus pais foram enterrados no Rio de Janeiro, no Cemitério Comunal Israelita do Cajú.



Com seu irmão Leon, Silvio estudou na Escola Primária Celestino da Silva, perto de onde moravam na época. Após o primário, os irmãos estudaram na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado. Silvio se formou como técnico em contabilidade.


Juventude

Nas eleições de 1946, o rapaz de 14 anos viu um vendedor de capinhas de plástico que serviam para guardar títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro, e resolveu seguir a ideia.



Ainda ao lado de seu irmão Leon, Silvio vendia as capinhas de plástico, mas com muito cuidado, já que a repressão policial com vendedores ambulantes era muita. Assim, os irmãos só conseguiam trabalhar 45 minutos por dia, que era o tempo de almoço dos guardas.


Camelô

Seu trabalho como camelô continuava, passando a vender canetas e outros objetos, tendo muito sucesso devido à sua capacidade, facilidade de comunicação e empreendedorismo.



Silvio Santos passou a chamar a atenção de algumas rádios, como a Rádio Guanabara, que o convidou para fazer um teste. Silvio passou em primeiro lugar, ganhando de nomes como Chico Anysio. Passou a utilizar o sobrenome Santos, porque, de acordo com ele, os santos o ajudavam.


Rádio

Algum tempo depois, porém, voltou a trabalhar como vendedor ambulante, por faturar mais. Continuou com o trabalho até a idade de 18 anos, idade que ele tinha quando foi convocado pelo Exército.



Aos 18 anos, Silvio Santos foi convocado pelo Exército Brasileiro na Escola de Paraquedistas, no bairro de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Lá ele se destacou com saltos considerados bons. Como sua carreira não era mais compatível com o trabalho de camelô, passou a trabalhar na Rádio Mauá, com o locutor Celso Oliveira.


Exército

Pediu ao locutor algo a mais que pudesse fazer na rádio, assim começou a trabalhar no programa Silveira Lima, sem remuneração, aos domingos.



Rádio Tupi


Passou então a trabalhar na Rádio Tupi, junto com Silveira Lima que estava fazendo transferência para a emissora. Com o objetivo de ter uma renda ainda maior, começou a vender relógios, jóias, tecidos e sapatos em repartições públicas, escritórios, etc.


Rádio Tupi

Depois de algum tempo, deixou a emissora Tupi e passou para a Rádio Continental, na qual ganhava mais e possuía estúdios em Niterói. Silvio precisava pegar a barca todos os dias no trajeto Niterói – Rio de Janeiro.



Propagandas na Barca


Durante uma dessas viagens entre Niterói e Rio de Janeiro, Silvio teve a ideia de montar um serviço de auto-falantes na barca para fazer anúncios. No intervalo das músicas, fazia propaganda de alguns produtos. Algum tempo depois, passaram a colocar músicas nas barcas que iam para Paquetá com os turistas aos domingos.


Propagandas na Barca

Essas ideias deram tão certo que instalaram um bar dentro da barca e organizaram um bingo: cada pessoa que comprasse alguma bebida recebia uma cartela de bingo e um lápis, podendo receber prêmios. Silvio se tornou o maior vendedor de produtos Antártica no Rio de Janeiro.



São Paulo


Já com 20 anos, Silvio foi convidado para São Paulo pelo diretor da Antártica, onde apresentava espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Na época, a Rádio Nacional precisava de um locutor. Silvio fez o teste e passou, continuando sua carreira profissional nas rádios.


São Paulo

Para obter uma renda extra, lançou Brincadeiras para Você paralelamente ao trabalho como locutor, uma revista em que fazia corretagem de anúncios, palavras cruzadas, passatempos e charadas.



O bar, que fazia tanto sucesso na barca, foi instalado em frente à Igreja Santa Cecília, próxima à rádio em que trabalhava. Mesmo com esses projetos paralelos, Silvio não se dava por satisfeito e queria ainda mais. Começou a fazer shows em circos para complementar a renda e também organizou grandes caravanas de artistas que se apresentavam na periferia e nos municípios perto de São Paulo.


Circo

Mesmo com a prática nos shows, durante as apresentações, Silvio ficava muito vermelho, recebendo o apelido de “Peru que fala”.



Baú da Felicidade


Em 1958, o amigo e radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades com sua empresa de vendas de brinquedos. O Baú da Felicidade era um sistema de carnês no qual o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos durante o ano e recebia na época do Natal.


Baú da Felicidade

Nóbrega estava com dificuldade para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda de Silvio para resolver a situação, antes de desistir da empresa. Silvio Santos viu como uma grande oportunidade e assumiu todo o controle da empresa.



Início do Programa


Silvio Santos resolveu manter o sistema anterior, baseado em carnês, mas expandiu o negócio, criando lojas nas quais as pessoas poderiam trocar os carnês quitados tanto por brinquedos quanto eletrodomésticos. Silvio Santos também estreou seu primeiro programa na TV em 1961, chamado Vamos Brincar de Forca.


Início do Programa

Mais tarde, esse programa seria chamado de Programa Silvio Santos, e foi nele que Silvio passou a fazer propagandas a respeito do Baú da Felicidade.



Livro de Records


Em pouco tempo, o programa já havia se tornado um  grande sucesso das tardes de domingo. Em 1966, a TV Globo comprou a TV Paulista e o programa continuou. Em 1972, a oportunidade de comprar metade da TV Record serviu de trampolim para que Silvio conseguisse seu canal em São Paulo, o que ocorreu em 1975.


Livro de Records

Em 1981 entrou no ar a Rede SBT. Em 1993 o Programa Silvio Santos entrou para o livro dos recordes, como “o programa mais duradouro da televisão brasileira”, com 31 anos de existência.



Expansão do Baú e de Silvio


Com o tempo, o Baú que inicialmente vendia apenas brinquedos passou a distribuir uma enorme gama de produtos, incluindo carros e casas. Para conseguir suprir as demandas do empreendimento, Silvio criou empresas em várias áreas; durante 1965 e 1975 ele fundou ou comprou mais de dez empreendimentos.


Expansão do Baú de Silvio

Alguns exemplos que podem ser citados são a Baú Construtora, a concessionária Vimave e a Marca Filmes. Essas são empresas que em 1972 passaram a ser administradas pela holding Silvio Santos S/A.



Na década de 1970, o empresário e apresentador Silvio Santos começou a pensar em ter sua própria emissora de TV. O sonho foi concretizado em 1975, quando venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro. A emissora, TVS, iniciou sua operação com mais de 13 mil funcionários e contou com um investimento inicial de US$ 10 milhões.


SBT

Em 1981, Silvio ganhou a concessão de mais quatro canais, que juntos passariam a formar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. Toda sua popularidade à frente das câmeras rendeu inúmeros convites, inclusive para que ele entrasse no mundo da política.



Baú Financeiro


No cenário de alta inflação do fim dos anos 1960, o empresário e apresentador Silvio percebeu que era preciso aplicar o dinheiro das prestações do carnê do Baú para que esse capital não fosse desvalorizado até o fim daquele ano. Assim, em 1969 ele fundou o Baú Financeiro, início do que, em 21 anos depois, se transformaria no Banco PanAmericano.


Baú Financeiro

No ano de 1975, a divisão financeira do Grupo Silvio Santos ganharia ainda o reforço da Liderança Capitalização, que em 1991 passou a comercializar a TeleSena.



A Tele Sena


Com os problemas financeiros que as empresas de Silvio Santos passavam, o empresário apostou na Tele Sena, um título de capitalização com pagamento único. O que era apenas uma aposta de Silvio para não se render à crise se tornou um dos principais títulos do país.


A Tele Sena

Os jogadores gastam R$12 mensais com a Tele Sena, tendo a opção de resgatar metade do valor com correções de valorização da moeda e juros, ou não resgatar o valor.



Discografia


Além de apresentador e empresário, Silvio Santos também se arriscava em outras áreas diferentes, como na música. Silvio gravou algumas marchinhas carnavalescas, como Coração Corinthiano, que faz alusão a cirurgia de transplante de coração. As de maior sucesso eram reprisadas no SBT durante o carnaval.


Discografia

No total, Silvio Santos gravou 135 músicas, com 4 álbuns, incluindo Silvio Santos e Seus Colegas de Trabalho e Show da Alegria, e 41 compactos.



Histórias Infantis


Silvio também narrou histórias infantis em CDs. Na década de 1970, atuou como locutor, narrando em discos as histórias infantis criadas por Ely Barbosa. Esse projeto foi nomeado Silvio Santos para as Crianças. Esses discos foram lançados novamente depois, mas em formato de CD, o que permitiu um notável sucesso.


Histórias Infantis

Em 2005, Silvio fez uma parceria com a Walt Disney, empresa norte americana. A parceria permitiu que a narrar histórias infantis famosas e conhecidas, como O Rei Leão, 101 dálmatas, A Bela e a Fera, entre outros.



Programa Silvio Santos


O Programa Silvio Santos é um programa de televisão brasileiro que contempla quadros sequenciais de brincadeiras, gincanas, pegadinhas, competições e muito mais. Foi considerado o programa mais duradouro do mundo por um livro de recordes, e é destaque todos os domingos nas televisões.


Programa Silvio Santos

O início da história do programa é marcado por quadros como Cuidado com A Buzina, um programa de talentos em que calouros eram julgados pelos jurados, Roda Pião, quadro em que os clientes do Baú da Felicidade concorriam a prêmios, entre outros.



Candidaturas


Em 1988, Silvio Santos se candidatou à prefeitura de São Paulo pelo Partido da Frente Liberal. O anúncio foi feito durante seu programa e foi amplamente divulgado pela imprensa, mas não foi concretizado. No ano seguinte, Silvio decidiu se candidatar à Presidência da República, mas também não obteve muito sucesso.


Candidaturas

O apresentador e empresário ainda tentou se filiar ao Partido Municipalista Brasileiro, que parecia ser promissor, mas não obteve êxito por ter tido sua candidatura cassada.



Grupo Silvio Santos


O Grupo Silvio Santos é um grupo empresarial que reúne todas as empresas de Silvio Santos, contando com 38 empresas no total. O grupo pode ser identificado pelas siglas GSS ou SS. O Sistema Brasileiro de Televisão possui 8 emissoras de TV, além de 94 emissoras afiliadas


Grupo Silvio Santos

Além dessas emissoras, o Grupo ainda possui outras empresas diversas, como a Jequiti Cosméticos, Hotel Jequitimar, Liderança Capitalização (responsável pela emissão da Tele Sena), entre outras.



Doença nas Cordas Vocais


Em 1988, Silvio teve alguns problemas com a voz, ficando quase sem voz durante algum período de tempo. Esse problema foi tão intenso que teve suspeita de câncer na garganta, que não foi publicamente confirmado, mas obrigou-o a interromper seus programas dominicais.


Doença nas Cordas Vocais

Mesmo sendo no início da carreira, seu público já era significativo e estava preocupado com seu estado de saúde. O locutor eventualmente melhorou e não voltou a ter problemas com a voz. Mesmo assim, Silvio se preocupou bastante com a sua carreira como apresentador.



Em 2001, a filha do Silvio Santos, Patrícia Abravanel, foi sequestrada na porta de casa, em São Paulo. A moça ficou nas mãos dos sequestradores durante algum tempo, depois, o resgate foi pago e Patrícia foi libertada. O sequestrador, ao ser perseguido pela polícia, buscou refúgio na casa de Silvio.


Sequestro

O sequestrador manteve toda a família como refém, mas Silvio o convenceu a liberar o restante, seguindo em cativeiro durante as próximas sete horas. O sequestrador se entregou com a chegada do governador Geraldo Alckmin.



Desfile de Samba


Em 2001, o apresentador foi homenageado pela escola de samba Tradição, que buscou contar a história de vida do apresentador e empresário durante sua apresentação de Carnaval. A emissora Globo, que exibe as escolas de samba ao vivo na Sapucaí, teve que transmitir o episódio.


Desfile de Samba

Apesar de estar exibindo um concorrente, a audiência da emissora recebeu o ocorrido de maneira positiva, e a Globo recebeu 39 pontos no Ibope, uma ótima pontuação para transmição de desfiles.



Maria Aparecida


O primeiro casamento de Silvio Santos só veio à tona na mídia muito tempo depois de seu término. Ao ser questionado qual seu maior arrependimento, o apresentador respondeu que foi ter escondido seu primeiro casamento da mídia, uma vez que imaginava que não seria tão bom para sua popularidade ser casado naquele momento.


Maria Aparecida

Silvio e Maria Aparecida tiveram uma filha, Cintia, e adotaram outra menina, Silvia. O casal ficou junto de 1962 a 1977, ano em que ela faleceu em virtude de câncer.



Íris Pássaro


O segundo casamento de Silvio Santos foi com Íris Pássaro, iniciado em 1981 e se estendendo até os dias de hoje. Os dois se conheceram no Saco do Major, no Guarujá, e Silvio a levou para trabalhar no Baú da Felicidade. Quando se conheceram, o apresentador ainda estava casado.


Íris Pássaro

O casal teve quatro filhas: Renata Abravanel, Rebeca Abravanel, Patrícia Abravanel e Daniela Beyruti, que se destacam tanto por seguirem os passos do pai na televisão quanto por optarem pela privacidade longe das câmeras.



Troféu Imprensa


Criado em 1958 por Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa reunia jornalistas dos principais veículos da cidade no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Eles votavam e os ganhadores ficavam sabendo através da divulgação dos jornais.


Troféu Imprensa

O Troféu foi dado a Silvio Santos pela primeira vez em 1964. O apresentador ganhou o prêmio várias outras vezes até ele mesmo começar a apresentar a premiação, em 1971, e levá-la para seu próprio canal de TV anos depois.



A Praça É Nossa


O apresentador já “invadiu” a estreia do programa A Praça É Nossa, programa comandado pelo amigo, no SBT. Silvio se emocionou ao relembrar a importância da amizade de Manoel Nóbrega em relação ao Baú da Felicidade e a conquista de sua emissora própria.


A Praça É Nossa

Carlos Alberto passou onze anos sem falar com Silvio depois da morte de seu pai devido às histórias de que o apresentador havia tomado ações que pertenciam a Manoel. Os dois fizeram as pazes na invasão de Silvio na Praça É Nossa.



Casa em Miami


A fama que o apresentador Silvio Santos alcançou em determinado momento fez com que ele não tivesse mais segurança e privacidade em sua vida, tanto nas ruas de São Paulo, onde vive, quanto em qualquer outro local do país. Essa dificuldade fez com que o apresentador tivesse que comer os lanches do McDonald´s frios, por não poder ir até a lanchonete.


Casa em Miami

Por causa disso, Silvio decidiu comprar uma casa no condomínio Celebration, em Miami, para que pudesse fazer suas atividades diárias com privacidade. O local se tornou um dos preferidos do apresentador, visitando em seus dias de descanso.



Silvio se tornou um amigo de Hebe Camargo por causa de seu sócio no negócio, Angelo Pessuti, casado com a irmã de uma das apresentadoras mais queridas do país. Silvio aceitou a ideia de fazer um evento direcionado a ajudar a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), o que o levou a lançar o primeiro Teleton em maio de 1998.


Teleton

O primeiro programa arrecadou R$ 15 milhões, reunindo sempre várias atrações importantes, exibidas ao vivo. O Teleton sempre foi apresentado por Hebe Camargo, com excessão do programa que antecedeu sua morte, em 2012.



A Jequiti foi criada em 2006, sendo considerada uma marca relativamente nova se comparada às suas concorrentes, como Natura e o Boticário. Ao perceber que sua esposa e filhas ficavam animadas ao viajar e encontrar marcas de perfume e maquiagem, Silvio Santos resolveu criar a sua própria.


Jequiti

Sua primeira tentativa, com a marca Chanson, não deu muito certo, o que fez com que Silvio a vendesse. Anos depois, surgiu a Jequiti, que hoje possui mais de 700 produtos.



Quem Quer Dinheiro


Um dos quadros do Programa do Silvio Santos que premia com um milhão de reais as pessoas que respondem uma série de perguntas sobre diversos temas entrou no ar em 1999 e continuou até 2003. Em 2009, o quadro voltou e continua no ar desde então.


Quem Quer Dinheiro

O bordão “Quem quer dinheiro” foi criado e se popularizou há décadas, antes do apresentador popularizar o momento de atirar aviãozinho de dinheiro ao público em seus programas de domingo.



Não é segredo para nenhum telespectador da emissora SBT que o programa Chaves é um clássico, sendo reprisado durante muitos anos. O responsável por isso foi o empresário Silvio Santos, que comprou 500 episódios do programa. Chaves passou três anos sendo dublado e editado na emissora.


Chaves

O programa estreou na emissora brasileira em 1984, apesar de ouvir de seus funcionários que a qualidade era muito precária, e foi exibido até o ano de 2020.

O apresentador possui uma grande paixão por diversos setores fora de seu ramo profissional, como pelo Corinthians. Além disso, Silvio Santos também possui um grande apreço pela praia paulista do Guarujá, onde possui uma mansão com vista para o mar. O local virou um ponto turístico da cidade pela rotineira visita do público.


Guarujá

Em 2007 investiu na praia, desembolsando 150 milhões de reais no lançamento do hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, na praia de Pernambuco, que contava com 302 quartos, auditório, salas de convenção e com o LeSpa, spa da rede de hotéis.



Maísa Silva


O talento mirim começou sua carreira com apenas 3 anos de idade, ao participar do Programa do Raul Gil. Dois anos depois, migrou para a emissora SBT para apresentar o Domingo Animado, Bom Dia & Cia e Sábado Animado. Maísa ganhou ainda mais destaque ao participar de um programa com Silvio Santos, com o quadro Pergunte À Maísa.


Maísa Silva

Desde então, a atriz e apresentadora se tornou um grande destaque e é lembrada por sua relação de amizade com o patrão Silvio Santos.



Banco Pan Americano


Devido à sua popularidade como apresentador, Silvio Santos sempre optou pela descrição nos negócios. Mas, em 2010, depois da descoberta de um rombo de 4,3 bilhões de reais no Banco PanAmericano, isso se tornou mais difícil. O empresário teve de dar suas empresas como garantia ao Fundo Garantidor de Crédito.


Banco Pan Americano

Depois de negociações, Silvio aceitou a venda de 51% das ações do banco em troca de 450 milhões de reais. O restante das ações foram assumidas pela Caixa Econômica .



Bilionário


A quantidade de empresas que formam o Grupo Silvio Santos é a principal responsável pela colocação do apresentador e empresário Silvio Santos na 179ª posição na revista Forbes como a pessoa mais rica do país em 2020.


Bilionário

Sua estreia na lista de bilionários da revista foi em 2013, com R$ 2,67 bilhões de patrimônio líquido ele ocupava o 59º lugar no ranking. Silvio perdeu 28% de sua riqueza, com uma fortuna atual estimada de R$ 1,9 bilhão.



Com 90 anos, Silvio Santos foi uma das vítimas do coronavírus, e foi internado após ter testado positivo para Covid-19. O apresentador foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas a família afirmou que não apresentava sintomas graves da doença e que estava clinicamente bem.


Covid-19

Após receber alta do hospital, Silvio continuou em isolamento social até sua melhora. Atualmente, se encontra bem e recuperado, sem sequelas deixadas pela doença.



As filhas de Silvio Santos que decidiram seguir o mesmo ramo artístico do pai, como é o caso da apresentadora Patrícia Abravanel, pensam em seguir e honrar o legado do pai, que construiu uma grande história dentro da televisão.


Herdeiras

As filhas do apresentador têm cargos de destaque nas empresas do pai, além de poderem, por exemplo, ter um programa diário com pouco tempo de atuação no ramo. Apesar disso, as que escolheram seguir esse caminho prometem honrar a trajetória de Silvio Santos.



Aniversário de 90 Anos


Nascido em 12 de dezembro de 1930, Silvio completou 90 anos em 2020, data que comemorou com a família em uma festa do pijama, festa temática preparada pelos familiares. Os conhecidos e os mais próximos do apresentador sabem como ele zela pela simplicidade e pelo conforto, e por isso decidiram fazer uma festa inspirada nisso.


Aniversário de 90 Anos

O apresentador gosta tanto de estar confortável que chegou a apresentar um programa com um pijama, ou algo parecido com isso. Sua filha Patrícia Abravanel publicou fotos da comemoração nas redes sociais.