+ de 35 Erros de Maquilhagem que Todas as Mulheres Devem Evitar

+ de 35 Erros de Maquilhagem que Todas as Mulheres Devem Evitar

Erros de maquilhagem que Todas as Mulheres devem Evitar

A maquilhagem é incrível para aquelas que escolhem usá-la. Permite-nos fantasiar todos os dias, e enfrentar o mundo com a nossa própria e especial armadura. Algumas de nós têm vindo a fazer experiências com os velhos cosméticos em pó desde crianças e outras têm vindo a aprender por aqui e por ali à medida que fomos crescendo. Há imensas formas incríveis de aplicar maquilhagem mas fizemos uma lista dos erros de maquilhagem que todas as mulheres devem evitar. Aproveite!


Bombear a Escova do Rímel


Vamos começar com as mais fundamentais dicas de maquilhagem. Não bombeie a escova do rímel quando o abre. Sim, percebemos que pode ser tentador. E percebemos que parece bastante profissional bombear o rímel ligeiramente. No entanto, é bastante amador.


Bombear a Escova do Rímel

Vejamos, bombear força o ar para dentro do seu adorado rímel e juntamente com o ar vêm as bactérias. Ao mesmo tempo, fazer essa pressão, significa que a sua escova vai acabar com excesso de produto. Simplesmente, retire a sua escova, limpe o excesso e aplique!



Criar um Espaço entre o Delineado e as Pestanas


Vários pontos desta lista vão abordar o delineador líquido, isso porque o delineador líquido é ao mesmo tempo uma dádiva e uma maldição. Por um lado, ele emoldura-nos de forma dramática os olhos. Por outro lado, não é propriamente fácil tornarmo-nos profissionais do delineado em forma de asa.


Criar um Espaço entre o Delineado e as Pestanas

Em todo o caso, um dos problemas mais comuns com o delineador líquido é o aborrecido espaço que aparece entre o delineado e a linha das pestanas. Experimente um delineador super fino que lhe permita aproximar o mais possível das suas pestanas.



Aplicar Bronzeador por Toda a Parte


Antes de continuarmos – uma vez que todos os conselhos de beleza devem ser tomados com uma pitada de sal. Se gosta de uma cara coberta de base e uma aplicação de bronzeador total, não deixe que sejamos nós a dizer-lhe o contrário. No entanto, em geral é melhor evitar sobrecarregar no bronzeador.


Aplicar Bronzeador por Toda a Parte

Foque-se em bronzear as partes da sua cara que iriam bronzear naturalmente com o sol – maçãs do rosto, a linha do queixo e a testa. Experimente diferentes opções e veja qual prefere.



Preencher Demasiado as Sobrancelhas


As sobrancelhas tornaram-se num grande negócio nas últimas décadas. Enquanto nos anos 90 e 2000 se celebraram as sobrancelhas finas, a moda desde então inclinou-se totalmente para as sobrancelhas espessas. Toda a gente parece optar pelas maiores e mais escuras, com modelos como a Cara Delevingne a liderar o caminho.


Preencher Demasiado as Sobrancelhas

Embora seja tentador desenhar e preencher constantemente as sobrancelhas, o melhor é deixar isso para um profissional. Depilar e pintar é mais barato e não tens de se preocupar com elas durante semanas!



Usar a Luz Errada


Quando falamos de maquilhagem, não são apenas os produtos que importam. A luz que usa para aplicar a maquilhagem é extremamente importante no que diz respeito ao resultado final. Idealmente, é preferível usar luz natural ou um espelho que reproduza uma forte luz branca.


Usar a Luz Errada

Aplicar maquilhagem em sítios escuros, ou com luz amarela, vai distorcer a real aparência da sua pele. Vais acabar por sair para a rua, olhar para o seu reflexo algures e perceber que está a usar dez vezes mais maquilhagem do que aquilo que era suposto.



Demasiado Corretor Debaixo dos Olhos


É demasiado tentador aplicar corretor em excesso. Vá lá – se se chama corretor, é certamente esse o objectivo. No entanto, algumas misturas vão endurecer e fixar-se na sua cara, deixando uma aparência ainda pior na parte debaixo dos olhos.


Demasiado Corretor Debaixo dos Olhos

Demora algum tempo até nos habituarmos ao uso de diferentes corretores e às partes da aua cara onde eles vão resultar melhor. Para a parte inferior dos olhos, use algo fino, cremoso e facilmente misturável. Lembre-se também de aplicar corretor na parte interior do olho, uma vez que ela tem geralmente tons azulados que fazem as olheiras parecer ainda mais escuras.



Optar por Uma Só Sombra de Olhos


Sem dúvida que algumas sombras de olhos monocromáticas podem ser incríveis. No entanto, em geral, evite usar apenas uma sombra em todo o olho. Isso tende a eliminar qualquer dimensão da pálpebra e dá à cara uma aparência plana ou monótona.


Optar por Uma Só Sombra de Olhos

Em alternativa, use uma sombra mais clara por baixo da sobrancelha, experimente uma sombra mais escura na parte de fora e acrescente uma pitada metálica no canto interior. Na verdade – uma passagem de sombra metálica vai dar dimensão de imediato.



Aplicar o Blush Demasiado em Baixo


É sempre um pesadelo perceber onde aplicar o blush. Sim, há várias regras acerca das partes onde ele deve ser aplicado, mas todas as pessoas têm caras com diferentes formas! Algumas pessoas facilmente podem aplicar imenso blush rosa e parecerem uma rosa Inglesa cintilante.


Aplicar o Blush Demasiado em Baixo

Outras podem usar a mesma quantidade e acabar a parecer-se mais com o palhaço Pennywise. Tente olhar para o blush como um toque final, e não como a atração principal – usá-lo muito em baixo pode fazer descer toda a sua cara.



Lápis Mal Afiado


Regra geral, mantenha todos os seus lápis de maquilhagem bem afiados. Talvez tenha aprendido a usar o seu lápis minúsculo até às últimas, mas é mais fácil usar um lápis bem afiado. O mesmo se aplica ao lápis de contorno de lábios, delineador de olhos ou qualquer outro delineador que tenha.


Lápis Mal Afiado

Recomendamos ter um pequeno, mas bonito, afia-lápis na sua bolsa de maquilhagem. É melhor escolher um afia que reserve todas as aparas!



Aplicar Maquilhagem na Pele Seca


Um erro de maquilhagem comum é começar a aplicar a maquilhagem sem tratar primeiro da pele. Nunca é demais relembrar o quão o cuidado da pele é importante para uma boa aplicação de maquilhagem. Na verdade, em muitos países Asiáticos, o cuidado da pele é visto como mais importante que a maquilhagem, porque uma pele bonita vai sempre transparecer. É por isso que a Coreia tem uma rotina de 12 passos no cuidado da pele!


Aplicar Maquilhagem na Pele Seca

Para principiantes, recomendamos uma rotina com uma limpeza simples, um tónico e um hidratante. A água micelar é um produto extremamente fácil de usar e a sua pele vai agradecer-lhe!



Testar a Base nas Zonas Erradas


Na era dos bloggers de beleza no Youtube, e de negócios nas redes sociais como a Kylie Cosmetics, o swatching é uma coisa importante. Para os leigos, o swatching consiste em aplicar um pouco de produto na mão ou braço para ver o seu aspecto na pele.


Testar a Base nas Zonas Erradas

Embora seja muito gratificante ver isso nos vídeos do Instagram, não é a melhor maneira de testar os vários tons de maquilhagem. As mãos tendem a ter um tom diferente da sua cara, por isso em vez disso, teste a base na linha do seu queixo.



Eyeliner Pouco Duradouro


É extremamente aborrecido aplicar o delineador líquido e perceber que após algumas horas ele já está desvanecido. Algumas fórmulas de delineador líquido podem mesmo endurecer e descolar, e outras acabam por escamar. Obviamente a solução para este problema é encontrar uma boa marca de delineador que resulte para si, mas há outras opções.


Eyeliner Pouco Duradouro

Pode trazer o seu delineador consigo e preencher sempre que possível as partes que estão mais esbatidas ou pode escolher uma marca que seja à base de água que não saia.



Má Mistura da Maquilhagem


Com o crescimento dos bloggers dedicados à beleza, todos aprendemos o quão importante é misturar, misturar, misturar. Longe vão os dias em que aplicávamos sombra de olhos à pressa e esperávamos pelo melhor. Agora, aplicamos sete camadas diferentes de sombra numa ordem específica e misturamos tudo até não sentirmos os braços, na esperança de nos tornarmos a Michelle Phan.


Má Mistura da Maquilhagem

Vale a pena aprender a misturar a maquilhagem, uma vez que vai fazer uma grande diferença em toda a sua performance de maquilhagem. As esponjas parecem também ser uma ferramenta prioritária.



Batom Mate em Lábios Secos


A Kylie Cosmetics trouxe de volta o batom líquido mate com a sua coleção infinita de cores para lábios e fotografias no Instagram. No entanto, de modo a recriar este look, é necessário ter os lábios bem hidratados. Caso contrário, o batom mate vai aderir a cada uma das fissuras, deixando uns lábios escamados e pouco atrativos.


Batom Mate em Lábios Secos

Hidrate os lábios com um bálsamo labial e experimente esfoliantes. Aqui fica uma dica de uma receita para fazer em casa – misture açúcar e óleo de coco e esfregue nos seus lábios e ta-dah!



Usar Pincéis de Maquilhagem Sujos


Não é necessário dizer que os pincéis de maquilhagem acumulam imensas bactérias, poeiras e pêlos. Mesmo que os mantenha organizados e de pé, continua a esfregá-los na sua cara e a misturá-los em vários produtos. É sem dúvida possível que os seus pincéis de maquilhagem lhe estejam a provocar borbulhas.


Usar Pincéis de Maquilhagem Sujos

Pode lavar os seus pincéis com um shampoo de bebé suave ou comprar um destinado a maquilhagem. Evite molhar a cola que mantém os pêlos do pincel unidos – precisamos que fiquem onde estão.



Pontas do Contorno de Olho Desalinhadas


E estamos de volta ao delineador líquido e todas as vezes em que tudo aquilo que corre mal enquanto tentamos alcançar o olhar felino perfeito. De modo a estar no seu melhor, o delineado deve ser completamente simétrico. Isto causa muita ansiedade enquanto se aplica o delineador e, normalmente vai piorando enquanto se tenta desesperadamente fazer mais uma linha mínima em cada olho, na esperança que elas estejam equilibradas.


Pontas do Contorno de Olho Desalinhadas

O que podemos mais dizer? Tem de praticar até que consiga fazer as linhas finas, definidas e idênticas nas pontas.



Usar Demasiados Produtos de Contorno


O contorno tem a sua origem no universo Drag, mas foi popularizado pela família Kardashian-Jenner. Dantes pareciamos felizes ao aplicarmos a maquilhagem de uma forma banal mas agora estamos obcecados em desenhar nas nossas caras com diferentes cores e texturas.


Usar Demasiados Produtos de Contorno

Se quer contornar a sua cara, então faça isso de forma simples. Escolha um bronzeador mate, e um pó claro e use-os para criar a ilusão de luz a bater no seu rosto.



Esticar Demasiado as suas Pálpebras


Muitas pessoas têm o hábito de esticar para trás e segurar as suas pálpebras enquanto aplicam a maquilhagem. A ideia de fazer isto seria para dar uma noção mais clara de onde deveria ser aplicada a maquilhagem mas na verdade acontece o oposto.


Esticar Demasiado as suas Pálpebras

Ainda que consiga ver melhor a sua pálpebra esticada, ela voltará a uma posição diferente assim que a largar. Isto significa que o seu delineado não vai ser idêntico nos dois olhos e a sua sombra poderá ficar a alturas diferentes. Evite!



Uma Curva de Pestanas Pouco Realista


Se é adepta de pestanas enroladas e exuberantes (e quem não é?), então não dispense o enrolador de pestanas. Pode parecer uma peça antiquada em termos de equipamento de maquilhagem, mas certamente ele cumpre o seu papel. Lembre-se – não use o enrolador de pestanas com rímel.


Uma Curva de Pestanas Pouco Realista

O rímel vai secar nas suas pestanas e elas não vão moldar-se quando em contacto com o enrolador. Por outro lado, pressione suavemente para que as suas pestanas não se curvem de uma forma irrealista. Demore cerca de 10 segundos em cada olho.



Delineador Colorido na Pálpebra Inferior


Regra geral, usar delineador na pálpebra inferior faz com que os seus olhos pareçam mais pequenos e mais intensos. Todos aqueles que passaram por uma fase gótica/emo scene kid tentaram fazer a linha do olho a preto e depressa se aperceberam que não fica assim tão bem a não ser que tenha uns olhos enormes.


Delineador Colorido na Pálpebra Inferior

O mesmo acontece com delineador colorido,que pode alterar a real forma do seu olho se apenas aplicado na marca de água inferior. Mantenha a sua aplicação na parte superior.



Esquecer os Primários


Todos temos ideias diferentes acerca daquilo que consideramos essencial para uma boa maquilhagem. A maior parte das pessoas tem uma base, um corretor de olheiras, rímel e batom, mas nem todos têm um primário, um iluminador ou um corretor de cor. Os primários são incríveis pois eles preparam a sua pele para a maquilhagem.


Esquecer os Primários

Isto significa que a maquilhagem assenta no primário e não se esbate na sua pele ou se mistura na sua cara. Para além disso, os primários podem ser misturados, por isso experimente encontrar a combinação de que mais gosta!



Aplicar Maquilhagem com os Lábios Nus


Já referimos que é melhor esfoliar e hidratar os lábios caso tencione usar batom. No entanto, no momento de aplicar o batom , não pode pô-lo diretamente nos lábios. De maneira nenhuma!


Aplicar Maquilhagem com os Lábios Nus

Em vez disso, aplique sempre primeiro um primário, uma base ou um corretor nos seus lábios antes de qualquer outro produto labial. Eles providenciam uma boa base para o seu batom e funcionam como algo a que ele pode aderir. De verdade – o seu batom vai evidenciar-se de uma forma totalmente diferente se o usar por cima de uma base.



Pintar o Interior da Pálpebra Inferior


Já mencionámos os perigos de maquilhar a pálpebra inferior e agora aconselhamos que não aplique delineador aí também. Sim, algumas pessoas gostam de aplicar um pouco de delineador na sua marca d’água inferior, mas ela acaba sempre por se esbater. E quem quer ter um delineado negro esbatido nos seus olhos?


Pintar o Interior da Pálpebra Inferior

Se fizer questão de pintar a sua linha de pestanas inferior, faça-o com um lápis. No entanto, evite um lápis kohl – é demasiado esbatido!



Não Colocar um Primário nas suas Pálpebras


Da mesma forma que não deve aplicar maquilhagem sobre os seus lábios nus, não deve aplicar nenhum produto nos seus olhos nus. A área dos olhos é extremamente delicada e é melhor tratar da pele antes de colocar qualquer maquilhagem.


Não Colocar um Primário nas suas Pálpebras

Pode usar o seu primário facial nas suas pálpebras, mas muitas marcas têm fórmulas especiais apenas para pálpebras. Pode também usar um corretor de cor ou uma camada fina de base para que a sua sombra de olhos tenha uma base neutra à qual aderir.



Usar a Mesma Base


É fácil sentirmo-nos nostálgicas acerca da maquilhagem. Muitas de nós lembram-se do primeiro batom que comprámos ou da cor do eyeliner que estávamos a usar num dia especial. No entanto, é uma boa prática experimentar diferentes fórmulas e marcas.


Usar a Mesma Base

Claro que, muitas pessoas vão perceber qual é o rímel de que gostam e vão usá-lo durante décadas, mas não se passa o mesmo com as bases. Pense nisto – a sua pele muda à medida que vai envelhecendo, por isso é necessário mudar a fórmula da sua base.



Usar Concealer em Vez de Corretor


É demasiado tentador usar um pouco de concealer em qualquer marca que haja na cara. Olheiras? Aplicamos concealer. Uma mancha vermelha gigante? Tapar com concealer. Veias na palpebra? Concealer, rapidamente! Mas isso deixa muitas vezes a cara desigual e com uma textura endurecida.


Usar Concealer em Vez de Corretor

Em vez disso, invista numa palete de corretor de cor. Diferentes tons de lilás, verde e amarelo em forma de creme corretor juntam-se de forma a equilibrar os tons azul e laranja na pele. Ou experimente um primário corretor de cor.



Usar Apenas um Concealer


O Concealer pode ser um produto de maquilhagem incrível. Claro – costumava ser bastante aborrecido mas agora existem imensas variedades! Há uns cremosos com texturas elásticas finas, espessos de cobertura densa à prova de água, mousses leves e outros sólidos. É um deleite para os conhecedores de concealer.


Usar Apenas um Concealer

Por isso, tenha a certeza que tira partido da quantidade de tipos de concealer que existem e não usa o mesmo concealer para todos os fins. Diferentes partes da cara precisam de diferentes texturas, por isso divirta-se!



Acabar com Pestanas de Aranha


Para todas aquelas pessoas que não foram abençoadas com pestanas exuberantes, pode ser tentador aplicar demasiado rímel na esperança de ganharmos umas de repente. No entanto, isso leva às temidas pestanas de aranha – algo para que as nossas mães nos alertaram.


Acabar com Pestanas de Aranha

Aplicar demasiado rímel significa que cada pestana se torna excessivamente coberta de produto. O resultado disso são olhos desajeitados que parecem ter aranhas penduradas ao longo das pálpebras. Isso pode funcionar no Halloween, mas não no dia-a-dia!



Recorrer Sempre ao Contorno


Já a aconselhámos anteriormente a usar um número limitado de produtos ao optar por fazer contorno. Mas já considerou optar por não fazer nenhum contorno? Vamos pensar sobre isso – O contorno foi inicialmente usado por artistas Drag de modo a criar uma aparência exagerada para que certas características saltassem a vista em palco.


Recorrer Sempre ao Contorno

Foi depois usado por celebridades que são fotografadas todo o dia e dispõe de equipas inteiras a trabalhar na sua aparência. Será que precisamos de uma maquilhagem tão espessa e exagerada? Não há problema algum em variar de vez em quando.



Comprar os Produtos Errados


Para algumas pessoas, usar maquilhagem é um passatempo divertido. Essas pessoas divertem-se a comprar e a usar imensos produtos. Para outras pessoas, ter de lidar com produtos de cosmética é um momento de grande estresse. Não sabem o que comprar e entram em pânico e compram o mesmo que qualquer outra pessoa comprou.


Comprar os Produtos Errados

Pelo facto de um produto funcionar para uma amiga sua, isso não significa que vá ter o mesmo resultado na sua pele. Use amostras e experimente para ver se o produto funciona na sua rotina, textura e tom de pele.



Não Preparar a Parte Inferior do Olho


Há várias opiniões acerca da ordem pela qual a maquilhagem deve ser aplicada. Os mais tradicionais dizem que deve começar com a base e trabalhar a partir daí. Mas outros dizem que deve começar pelos olhos primeiro para que encontre a base ideal apartir daí.


Não Preparar a Parte Inferior do Olho

Se optar por começar com os seus olhos, então certifique-se que prepara primeiro a parte inferior dos olhos, bem como a sua pálpebra. Aplique um sérum e depois um primário.



Colocar Pó em Toda a Cara


As tendências de moda mudam e aquilo que antes era o normal, pode hoje ser olhado de lado pelos conhecedores. Embora fosse uma moda nos anos 90 e 2000 colocar imenso pó, matificar a cara, isso não é o caso nos dias de hoje. Cada vez mais, as tendências de moda tendem a favorecer uma pele lustrosa e fresca e todos estão obcecados com os iluminadores agora.


Colocar Pó em Toda a Cara

Isto não significa que não deva usar pó. Mas aplique-o apenas nas zonas que tendem a ficar mais oleosas, como a zona T.



Usar Sombra Demasiado Escura


Embora todos estejam entusiasmados com o olhar esfumado, é uma boa ideia ser prudente no que toca a criar várias camadas de sombras escuras. No que toca a sombras de olho negras, cor de ameixa, azul escuro e marinho ou castanho escuro, menos é mais.


Usar Sombra Demasiado Escura

Use o seu pincel, retire o excesso e suavemente aplique a cor. Pode depois trabalhar a cor até que encontre a intensidade certa. Mantenha o uso das cores mais escuras na parte de fora da sua pálpebra, ao contrário de a usar por toda a pálpebra.



Usar Demasiada Cola de Pestanas


Colocar pestanas falsas é uma arte por si só, mas mesmo antes de começar – certifique-se que não usa demasiada cola! É um problema comum, por isso tente evitá-lo desde o início.


Usar Demasiada Cola de Pestanas

O melhor método é colocar uma quantidade reduzida de cola nas pestanas falsas, e depois deixar secar durante 40 ou 50 segundos (independentemente daquilo que vem escrito da embalagem), antes de as aplicar. Coloque um pouco mais de cola nas pestanas de fora pois têm mais tendência a cair.



Delinear Apenas a Parte de Fora dos Lábios


Nos anos 90 e 2000, a linha do lábio era aplicada no perímetro dos lábios e depois os lábios eram cobertos por batom super brilhante e pegajoso. As Girl bands e cantoras de Rn’B desta era eram adeptas de linhas de lábios castanhas e grená, com uma camada de gloss por cima. Mesmo assim, os tempos mudam e agora é aconselhado usar o delineador de lábios em toda a superfície.


Delinear Apenas a Parte de Fora dos Lábios

Este truque útil, dá mais densidade à cor e proporciona uma boa base para o batom ou gloss…



Delineado do Olho Demasiado Misturado


Quando a Avril Lavigne apareceu em cena no início, ela era reconhecida pelo seu cabelo liso e comprido, o seu pop-rock enraivecido Canadiano e o seu eyeliner esfumado. No entanto, esse look evoluiu e já não aspiramos a ter esse estilo zombie de maquilhagem nos olhos.


Delineado do Olho Demasiado Misturado

É completamente razoável – não aconselhado – misturar o delineado, mas não se perca nisso. Use um pincel pequeno e misture suavemente o eyeliner na palpebra inferior. Usar um pincél muito grande vai criar círculos negros grandes, mais conhecidos como olhos de panda.



Não Mudar de Base Consoante a Estação do Ano


É importante mudar de base à medida que vamos envelhecendo, mas também dependendo da estação do ano. No inverno, talvez esteja a usar uma tonalidade mais clara e a optar por uma cobertura total. No entanto, quando chega o Verão, vai ter um brilho causado pelo sol e vai querer apenas usar um hidratante com alguma cor.


Não Mudar de Base Consoante a Estação do Ano

A sua pele tem necessidades que mudam consoante a temperatura, humidade e luz. Tenha uma variedade de bases que possa usar ao longo do ano.



Usar Demasiada Base


A base é algo que requer alguns truques. E muitas pessoas têm dificuldade em decidir qual é aquela que se adapta à sua pele e estilo de vida. Pense nisto – há um creme, pó matificante, cobertura total. Pode aplicá-los com uma esponja, um pincel ou com os seus dedos. E depois temos as sombras; e todos sabemos como pode ser um pesadelo fazer a escolha certa.


Usar Demasiada Base

Se está a experimentar e a perceber qual é a maquilhagem de que gosta, então não exagere na base. Pode sempre ir retocando, mas definitivamente vai querer evitar uma cara demasiado espessa.